sexta-feira, 21 de junho de 2013

França - Paris - Versalhes - 11.05.2013

PALÁCIO DE VERSALHES 
O palácio de Versalhes é a maior obra de arquitetura do século XVII realizada por Luís XIV, o Rei Sol. Em Versalhes, tudo é em escala gigante tendo em torno de 2143 janelas, 1252 lareiras e 67 escadarias e é uma das atrações mais visitadas na França. 
A Le Nôtre, foi entregue a tarefa de transformar os cem hectares de um terreno pantanoso e irregular em um dos mais belos jardins do mundo. Versalhes é famoso não só pelo edifício, mas como símbolo da Monarquia absoluta, a qual Luís XIV sustentou.
A cada ano, um artista é escolhido para fazer alguma intervenção que contrasta com o ambiente clássico. Tem show de música e luzes à noite nos jardins e baile à fantasia. Enfim, Versalhes agora é pop. Mas o essencial continua o mesmo: a Galeria dos espelhos, a fonte de Netuno, o Grand Trianon e o Domaine de Maria Antonieta. Tudo muito espetacular e bem preservado. Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=75neZvkHRP4


















EXPOSIÇÃO DE ARTE CONTEMPORÂNEA  NO PALÁCIO DE VERSALHES
No seu grande evento anual de arte contemporânea em 2013, o Palácio de Versalhes abriga o artista italiano Giuseppe Penone para uma grande exposição de arte contemporânea. Madeira, pedra e esculturas de mármore estão em exposição no palácio e jardins circundantes.
A palavra do artista:
"Ter a oportunidade de participar do meu trabalho com o de Le Nôtre em Versailles é um grande privilégio. O jardim é um lugar emblemático que sintetiza o pensamento ocidental sobre a relação entre o homem ea natureza.
Criada para exaltar o poder de um homem, ele enfatiza que a força e o poder da natureza que minimiza a ação do homem, forçado a um trabalho manejo sustentável para preservá-la.
A complexidade do projeto sugere a multiplicidade de olhares, e sua extensão e grandiosidade contraste com o pequeno tamanho de quem viaja. Homem sozinho no jardim desaparece em favor do espírito da comunidade humana que gerou uma tal organização da natureza.
Meu trabalho provoca em mim uma reflexão semelhante: o mimetismo objetivo trabalha cancelar meu trabalho como escultor e concentra a atenção na profunda compreensão do crescimento da planta e a estética perfeitas encontradas na natureza".


















FONTE DE NETUNO
Grupos de esculturas lançam espetaculares jatos d'agua na fonte do século XVII de Le Nôtre e Mansart.





















SALÃO DOS ESPELHOS
Importantes cerimônias oficiais foram realizadas neste salão de 70m de comprimento, com espelhos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário