terça-feira, 24 de abril de 2012

Itália - Veneza - Murano - Burano e Torcello - 07.04.2012

Veneza é uma cidade inesquecível. Uma visita nunca é suficiente, e fica-se sempre com vontade de voltar, voltar e voltar... Poucas cidades são tão amadas, pouquíssimas tem tanta personalidade e menos ainda capazes de inspirar sonhos em pessoas de tantos lugares. A cidade símbolo do romantismo continua a mesma desde a Idade Média. Veneza tem o poder de atrair pessoas de todos os cantos do mundo, pessoas que durante anos sonham um dia poder conhecê-la, e que, não raro ao chegar, mal conseguem conter a emoção. Canais cortados por pontes em arcos, gôndolas deslizando em silêncio pelas águas, palácios medievais formando um conjunto sem igual, transformaram este lugar num sonho.


Estação ferroviária de Santa Lucia


Ponte Rialto
Um dos cartões postais mais famosos de Veneza, da ponte se avista o Grande Canal e é um dos marcos da cidade.

















Praça de São Marcos
A praça é maravilhosa e bem conservada, localizada em frente à Basílica de São Marcos. Já foi palco de cortejos, procissões e encontros políticos, é o point onde todo mundo se encontra, nos cafés com mesinhas ao ar livre, música ao vivo, cheia de pombos e onde acontece o Carnaval. Rodeada também pela Torre do Relógio, Campanile, o Museu Correr entre outras atrações. A vista do alto do Campanile é deslumbrante.
 








Basílica de São Marcos
Com arquitetura bizantina e construída para abrigar a relíquia de São Marcos. Possui uma maravilhosa coleção de 8000 m² de mosaicos nas paredes, que vêm sendo restaurados devido à tremores e danificações, desde o séc. XVIII.








Torre do relógio
Mostra as fases da lua e os signos do zodíaco, representados em azul e dourado no grande relógio e foi construída no final do séc. XV. Uma lenda conta que após os inventores terminarem a obra, tiveram seus olhos arrancados para que não fizessem novamente o projeto. No alto está a figura do leão alado de São Marcos, símbolo da cidade.



Ponte do Suspiro
Construída no séc. XVI, a Ponte do Suspiro liga o edifício do Palazzo Ducale ao da Nuova Prigioni (“Prisão Nova”), da qual é separado por um canal. Ao passar por ela era a última visão que os prisioneiros tinham de Veneza antes de irem à julgamento e  morrer.









MURANO, BURANO E TORCELLO
Essas três ilhas da “laguna veneta” são três pequenos mundos completamente diferentes, e facilmente acessíveis de barco.

Murano está localizada a 15 minutos de Veneza, navegando de vaporeto. É famosa mundialmente pelos seus vidros fabricados por mestres nesta arte que a repassam há milênios  por gerações. É imperdível poder ver os artesãos trabalhando e dando vida às formas mais belas de cristais coloridos, de todas as cores e tamanhos.







Burano é um charme! Muito pitoresca com suas casas coloridas, barcos de pesca nos canais, lojinhas vendendo rendas delicadas e a total ausência de turismo de massa. Uma paz!



















Torcello é a ilha da “espiritualidade”, pois é um local minúsculo, com poucas casas, mas possui uma catedral, com mais de 1000 anos, que, segundo dizem, foi a primeira igreja a ser construída na região de Veneza, e possui uma rara arquitetura em forma de cruz grega.













Nenhum comentário:

Postar um comentário