segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Veneza - 23.10.2010

Veneza é conhecida pelos seus canais no lugar de ruas e gôndolas substituindo os automóveis, além das inúmeras pontes. Esta característica já seria o bastante para ser um ícone a ser visitado, mas ela tem muito mais: foi uma potência comercial no século X com a maior frota de barcos da Europa, comandada pelos Doges, líderes da cidade que residiam no Palácio Ducal. Tem como patrono São Marcos, enterrado na Basílica de São Marcos, terra natal de vários Papas da Igreja católica. É Patrimônio da Humanidade pela Unesco e cidade dos famosos muranos, arte com vidro típico de Veneza.










O automóvel transformou e ainda transforma muitas cidades modernas, mas Veneza não sofreu este impacto e continua sendo a única totalmente sem carros. A gôndola é o símbolo do transporte na cidade e os vaporettos são mais utilizados para o dia a dia. A experiência de andar pelos canais estreitos e conhecer a cidade por outro ângulo vale a pena. Portanto, se for para Veneza, reserve alguns euros apenas para esta aventura, nosso passeio de gôndola custou 20 euros por pessoas.









O Palácio dos Doges ou Palácio Ducal fica ao lado das colunas e é o maior exemplo da Arquitetura Gótica Veneziana. Vale a pena visitar o interior, principalmente a Sala del Maggior Consiglio , com pinturas dos doges e a obra “Paraiso “ de Tintoretto, a maior pintura em tela do mundo. Os doges foram os primeiros magistrados da República de Veneza. Ao lado do Palácio fica a Ponte dos Suspiros.

A Piazza San Marco é a principal atração, o cartão de visita para conhecer Veneza e uma das principais praças do mundo, rodeada pela Basilica de São Marcos, o Palácio Ducal com a Ponte dos Suspiros, o Campanário, a Torre do Relógio, etc. A praça é marcada por duas colunas: uma com a escultura do leão alado, símbolo de Veneza que representa o patrono São Marcos, e a outra é a coluna de San Teodoro com um dragão, o patrono da cidade antes da chegada do corpo do apóstolo São Marcos. Em volta da praça existem algumas opções de bares e restaurantes, porém com preços mais caros. É comum na Itália os preços serem maiores para quem é servido na mesa e mais barato se você pedir direto no balcão.







A Torre do Relógio exibe as fases da lua, os signos do zodíaco e o símbolo de Veneza, o leão alado de San Marcos. O Campanário tem a estátua do anjo Grabriel no topo e pode-se subir para apreciar a vista do alto, usando escadas ou um elevador.


Campanário da Basílica de São Marcos





Quando as águas invadem a cidade estas plataformas são usadas como passarelas
Ponte dos suspiros











Escultura de Bartolomeo Colleoni montado em seu cavalo











Campanário da Basílica de São Marcos - Plácio Ducal - Ponte dos Suspiros




















Nenhum comentário:

Postar um comentário