sábado, 28 de janeiro de 2012

Fernando de Noronha - PE - Interior da Ilha - 12 e 13.01.2012

Fernando de Noronha
"O paraíso é aqui!" - disse Américo Vespúcio a respeito do arquipélago de Fernando de Noronha. Pertencente ao Estado de Pernambuco, Noronha é formado por 21 ilhas e ilhotas, morros e pedras que são verdadeiros mirantes naturais. Paraíso ecológico e turístico brasileiro composto por praias belíssimas, com águas límpidas, areia dourada, ondas contempladas por surfistas, vida marinha impressionante que surpreende qualquer mergulhador profissional. Os golfinhos e tartarugas marinhas são um show a parte, e conquistam qualquer visitante que passe por lá.
Fernando de Noronha é dividido em duas costas- O mar de dentro, voltado para o Brasil; e o mar de fora, voltado para a África. As praias de águas cristalinas ficam voltadas para o país, entre elas, as mais bonitas da ilha: Cacimba do Padre, Baía dos Porcos e Sancho. É deste lado também que o sol se põe, reunindo turistas e nativos.


Baía e Porto de Santo Antônio (mar de dentro)
Ancoradouro natural, é usado como porto de descarga de embarcações, tendo sido construído um molhe de pedra para a atracação de navios de pequeno porte. Navios maiores ficam fundeados a cerca de 500m da praia, porque há uma embarcação grega - o navio Eleani Sthatathos - afundada no porto, que impede a atracação de grandes navios. Nas proximidades está o Forte de Sto. Antônio, bastante arruinado. É a primeira das fortificações da ilha principal e seu nome batizou toda a região. Todas as embarcações de pesca e de turismo aí se abrigam.


Vila dos Remédios
A Vila dos Remédios cresceu nos arredores da igreja de Nossa Senhora dos Remédios, construída em 1772 pelos portugueses e tombada pelo Iphan.
É em Vila dos Remédios que ficam todos os serviços de Fernando de Noronha, desde postos de saúde, administração, escolas, banco, delegacia e até a sede da TV Golfinho, a única emissora de TV de Noronha, afiliada à Rede Globo.

Interior da Ilha


Avistando a praia do Sueste

Nenhum comentário:

Postar um comentário